Vera Marasca e Claudio Wiener - WM Internet

Este é o texto que tenho sobre a Família Marasca - Favaretto

“LUIGI Marasca e Angela Anderli vieram de Ala Trento em 1884, receberam o título provisório do lote nº 106 na Linha Figueira de Melo em Garibaldi. Tiveram  filhos, Casemiro João- 1885, Giuseppe Marasca, Angela e Fortunata.

Depois vieram Pedro, Giovani Luigi e Paulo Marasca de origem austríaca

Valentino e Maria

Angela e Natalia”

Trecho retirado de um livro de uma escritora de Espumoso:

Victorio Marasca tinha um irmão Luís, não se sabe para onde foi morar,

Victorio Marasca, começou como pedreiro, lapidava a pedra para as lápides de túmulos, morreu quando o Victorino tinha 5 anos, pôr volta de 1916. Teve 4 filhos: Olga, Clarinda, Victoria, Victorino. Morreu de varicela preta. A bisavó fazia charutos. 

A irmã de Victorino, Victoria nasceu aos 18 de junho de 1921, registrada no municipio de Garibaldi, filha de Victorio  Marasca e Ambrosina Picinini. Os avós paternos Bortolo Marasca e Luiza Marasca e avós maternos Feliciano Picinini  e Natalia Picinini (veja árvore genealógica da Família Piccinini).

Victorino nasceu em Linha Figueira de Mello,Garibaldi. Começou a trabalhar com 15 anos. Onde havia uma cantina com vinho, ficava meses para consertar  a estrada. Consertava as estradas ( estradim).Gostava de pescar e caçar, ficava ao relento, sob o calor de fogueira, se alimentando de polenta, queijo e salame, levava a frigideira pendurada na cintura, com uma latinha de banha (fermento Royal) . Victorino e Victória Favaretto casaram em 1929 quando ele tinha 15 anos) e tiveram 10 filhos  - Levino, Etelvina, Hermes, Audelino, Irina, Marilena, Nair, Lurdes, Lorena e Vitor Bento.

Foram morar em Tapera , em 1945, quando seu filho mais velho, Levino, tinha 5 anos. Victorino era caminhoneiro, motorista e carregador de lenha, depois passou a ser vendedor de produtos industrializados do Curtume Mombelli, como autônomo. Montou uma firma de transporte e representações comerciais com a qual desenvolveu com os filhos até o fim da vida. Faleceu com 54 anos, em 31 de março de 1969. Era uma pessoa bem quista na região e os amigos enterraram com banda de música.

(corrigido por Ana Carolina de Cristo Leite)

Árvore familiar:

Bortolo Marasca e Luiza Marasca - Meus Tataravós paternos

Victorio Marasca e Ambrosina Ciuciulic Piccinini- Garibaldi RSh17.04.1887m20.05.1940 Meus Bisavós paternos (veja árvore genealógica da Família Piccinini).

Victorino Marasca h01.10.1914m31.03.1969e Victoria Veronesa Favaretto- h29.03.1908 Meus Avós paternos

Levino Marasca e Lourdes Maria Schmaedecke - Pais

Esta é a certidão que Fernando Marasca de Roca Sales me enviou. Alguém pode me ajudar a identificar se tem algum conhecido aí? Os Marasca vieram da Áustria mesmo?

 

Luigi Marasca e Angela Anderle Marasca chegaram ao Brasil vindos da cidade de Ala, na província de Trento, que aquela época pertencia à Austria. Se estabeleceram em Linha Figueira de Melo, atualmente o município de Coronel Pilar. Seu primeiro filho foi Casimiro João Batista Marasca (meu bisavô), nascido em 09.06.1885. Casimiro casou-se com Ana Grillo, filha de Pietro Grillo e Madallena Maria Zancanella, e dentre seus filhos, um recebeu o nome de Mário Pedro Marasca (meu avô), nascido em 13.07.1913. Mario casou-se com Elvira Giongo, filha de Elias Giongo e Leopoldina Giongo, tiveram nove filhos. Mário faleceu em 21.03.1974. Dos nove filhos do casal, um recebeu o nome de Odir Antônio Marasca (meu pai), que nasceu em 29.07.1945, e casou com Angela Eckert, tendo três filhos: Morgana Marasca, Gabriel Marasca e Mikail Marasca.
 
Mais uma vez solicito-lhe que, caso conheça alguém que tenha interesse em colaborar nesta pesquisa, por favor, me comunique. gabrielmarasca@hotmail.com

 

FAMÍLIA FAVARETTO

Victoria Favaretto - o pai veio de Pádua (Benedito Favaretto), a mãe (Maria) veio do Tirol com 8 anos, com seu irmão  mais velho Antonio Veronese, eram órfãos, vieram de navio e se instalaram em Montenegro. A mãe e  Antonio transportavam mantimentos para uma casa de comércio e Valentina ficava em casa. Valentina casou-se com Bepi Vila.

Benedito F. e Maria Veronese se conheceram em Montenegro em 1900, tiveram 14 filhos: 4 homens e 10 mulheres, Vitória Favaretto era a penúltima

Antonio Veronese, o irmão mais velho de Maria Veronese, era tropeiro e carregava mantimentos com uma tropa de burros. Morava em Garibaldi, casou com Maria de Lazari. Teve 20 filhos dos quais 2 casais de gêmeos.

Benedetto Favaretto nasceu em Pádua a 02/12/1859
e faleceu em Coronel Pilar em 30/05/1928.

Maria Veronese nasceu no Tirol em 1870
e faleceu em Coronel Pilar em 29/04/1947
.

A Betânea Favaretto está tentando conseguir cidadania italiana. Ela conseguiu a certidão de óbito do Benedetto e a certidão de nascimento do João (irmão da Victória), na Mitra Diocesana de Caxias do Sul.
Agora ela está buscando a certidão do nascimento ou batismo do Benedetto na Itália!
Veja a certidão de casamento
Veja a certidão de óbito de Benedetto


Texto corrigido por Débora Veronese

Victoria Favaretto - o pai veio de Pádua (Benedito Favaretto), a mãe (Maria) veio do Tirol com 8 anos, com seu irmão mais velho Antonio Veronese, ERAM ORFÃOS APENAS DE MÃE, vieram de navio e se instalaram CORONEL PILAR. Antonio E SEU PAI VALENTINO VERONESE transportava mantimentos para uma casa de comércio e Valentina ficava em casa. Valentina casou-se com Bepi Vila.

Benedito F. e Maria Veronese se conheceram em CORONEL PILAR em 1900, tiveram 14 filhos: 4 homens e 10 mulheres, Vitória Favaretto era a penúltima.

Antonio Veronese, o irmão mais velho de Maria Veronese, era tropeiro e carregava mantimentos com uma tropa de burros. Morava em SÃO LOURENÇO DE VILAS BOAS (CORONEL PILAR), casou-se com Maria DELAZZERI. Teve 21 filhos dos quais 2 casais de gêmeos..

Luís Gabriel Favaretto Matté enviou
a árvore genealógica de Onerio Favaretto
VEJA AQUI

Jader Marasca está fazendo a árvore genealógica da família Marasca

Clique aqui e colabore com datas e nomes.

Se você tiver alguma contribuição para dar a esta história, mande um email para: